quarta-feira, 11 de agosto de 2010

História do Grafite


Grafite é uma forma de expressão, muitas vezes não reconhecida e equivocada com a pichação, que consiste em marcar território, expressar sentimentos e opiniões, mas de forma vandalizada. Suas primeiras aparições foram no Império Romano, onde homens da caverna faziam desenhos (símbolos) – chamadas pinturas rupestres - basicamente para a comunicação. Elas representavam caçadores, animais e alguns outros símbolos cujos significados não são conhecidos por nós hoje em dia.

 

Este tipo de arte compõe atualmente parte do visual urbano. Possui vários estilos, que descenderam principalmente do movimento contracultural, onde os muros de Paris foram alvos dos grafiteiros. Na Idade Contemporânea surgiu com mais força na década de 70, em Nova Iorque, quando jovens de vários estilos, mas principalmente o Hip Hop, expressavam suas idéias oprimidas na época. Os grafites estão relacionados à várias tribos urbanas e movimentos, pois é uma forma de expressão que satisfaz pessoas de diferentes comportamentos.


No Brasil, o Grafite chegou ao final da década de 70. Brasileiros, não contentes com o estilo nova-iorquino, completaram com seu próprio jeitinho, fazendo com que o grafite brasileiro se destacasse em relação aos de outros lugares do mundo, sendo hoje considerado um dos melhores.

Os grafiteiros tem algumas gírias que são usada por eles. Alguns exemplos são:

Grafiteiro/writter: o artista que pinta.

Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.

Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúnem para pintar juntos.
Tag: é assinatura de grafiteiro.
Toy: é o grafiteiro iniciante.
Spot: lugar onde é praticada a arte do grafite.
 


CONCLUSÃO


Ao concluir a pesquisa, vimos que Pichadores e Grafiteiros, apesar de terem suas diferenças podem ser considerados uma espécie de tribo urbana, pois entre si possuem um mesmo estilo de vestimentas, musicas e lugares freqüentados, como mencionou o entrevistado Daniel.


Um comentário:

  1. eu acho o grafite uma arte muito legal,muitas pessoas tem preconceitos ate hoje sobre ''Grafite'' acham que é ''pichação'' ¬¬' uma coisa não tem nada a ver com a outra

    ResponderExcluir